SOBRE NÓS

 

 SOBRE NÓS

 

 

No ano de 1975, o Pastor Luiz Muniz Leite e sua esposa Gersonita Amélia do Nascimento Leite, ambos Seminaristas recém formados pelo Instituto Bíblico Presbiteriano de Cianorte /Paraná)/Brasil,.filiados a Igreja Cristã Presbiteriana, foram enviados para a Cidade de Itapeva, no  Estado de São Paulo, pelo Presbitério com sede em São Caetano do Sul, tendo como Presidente o Rev. Ismael de Oliveira.

 

 

 

                 Ainda na cidade de Itapeva, em 02 de Fevereiro de 1976, o Pastor Luiz Muniz Leite, foi ordenado Ministro do Evangelho e, ao lado de sua esposa, permaneceu dois anos pastoreando a Igreja Cristã Presbiteriana no Bairro do Barreiro.

 

 

 

                    No inicio de 1977, foram transferidos pelo Presbitério para Cidade de Mongaguá, no Litoral Sul de São Paulo, onde  passou a pastorear a Igreja Cristã Presbiteriana por aproximadamente dois anos. No transcorrer do mesmo ano, foi aberto um ponto de pregação na casa do irmão Ulisses Calazans, situado à Rua Ana Maria Rivera, no Jardim Ieda e outro, na residência da irmã Benedita Urcelina dos Passos Ambrosio, à Rua Roque Arrivabene, nº 78,no Bairro Belas Artes, ambos em  Itanhaém,  iniciando-se assim um trabalho evangelístico de casa em casa.

 

 

 

                    Este trabalho, certamente estava nos planos de Deus, porque através de uma palavra profética do Pastor Hugo Checeto de São Caetano do Sul, confirmou-se a vinda do Pastor Luiz Muniz Leite para Itanhaém.

 

 

 

                    No início de 1979, por determinação do Presbitério o Pastor Luiz Muniz Leite e família fixaram residência em Itanhaém.

 

 

 

                    No ano de 1981, num terreno pertencente à Igreja Cristã Presbiteriana de Juquiá, foi realizado um culto de lançamento da pedra fundamental desse Ministério em Itanhaém.

 

 

 

No decorrer dos anos com muita luta e fé no Senhor Jesus, construiu-se um prédio simples, e nos fundos, uma edícula, na qual, passou a residir o Pastor Luiz  com  sua esposa Gersonita e seus filhos, Christiano e  Gesiane.

 

 

 

                  Já com um lugar apropriado, o Senhor Jesus começou a enviar mais e mais vidas, que foram salvas, libertas e restauradas. Muitas eram batizadas no Espírito Santo e outras tantas almas, que se encontravam afastadas dos caminhos de Deus, puderam se reconciliar com Ele.  Nesta ocasião, a Igreja contava com mais ou menos, trinta pessoas.

 

 

 

                   E assim, graças à confiança e a disponibilidade dos líderes da Igreja Cristã Presbiteriana de Juquiá, essa Igreja de Itanhaém ficou vinculada a ela por aproximadamente 18 anos, utilizando à mesma denominação, ou seja, de 1978 a 1996.

 

 

 

                   Em 1996, a Igreja de Juquiá fez juridicamente a doação do terreno onde estava estabelecida a Igreja de Itanhaém e assim, esta se tornou uma Igreja local Independente.

 

 

 

     Nessa ocasião, o Presbitério não existia mais. Por questões doutrinárias internas, as Igrejas Cristãs Presbiterianas do Estado de São Paulo se tornaram autônomas.

 

 

 

                     Então em 02/01/1997, nesta Cidade de Itanhaém, Estado de São Paulo, à Rua Maranata, nº 125, no Jardim Sabaúna, reuniu-se a 1ª Assembléia, em número de [39] membros, previamente convocados, conforme assinaturas no livro de presença, membros e pessoas interessadas na fundação da Comunidade Cristã de Itanhaém, com finalidade de congregar pessoas de ambos os sexos, sem distinção de idade, cor, grau de instrução, posição social e política, para fazer parte da Igreja do Senhor Jesus Cristo, sendo uma sociedade cível de caráter filantrópico, sem fins lucrativos.

 

 

 

                      Assim nasceu a Comunidade Cristã de Itanhaém, com seus Estatutos Sociais registrados no cartório de Títulos e Documentos da Comarca de Itanhaém, sob o n. 1218, livro A 2, em 21 de janeiro de 1997.

 

 

 

                      Nessa mesma Assembléia, foram eleitos por aclamação os seguintes membros para comporem a primeira diretoria:

 

 

 

Presidente: Pr. Luiz Muniz Leite;

 

 

 

Vice-Presidente: Pr Luigi Fazioli;

 

 

 

Primeiro Secretário: Marcos de Souza;

 

 

 

Segundo Secretário: Doralice A. Campos;

 

 

 

Primeiro Tesoureiro: Diácono Benedito Ribeiro;

 

 

 

Segundo Tesoureiro: Carla Regina A. Campos.

 

 

 

Foram eleitos também os membros do Conselho Fiscal:

 

 

 

Diácono José Roberto Ribeiro

 

 

 

Diácono Cláudio Luiz da Silva

 

 

 

Nelson Aparecido dos Santos

 

 

 

Suplentes: Nilzete aparecida Vendramim Lehmam, Silvia Helena Araújo da Silva Santos e Edivaldo Ribeiro de Souza.

 

 

 

                     Alguns membros desta 1ª Diretoria permanecem até hoje encaminhando os trabalhos da Igreja. Outros, por motivo de mudança, não se encontram mais na Comunidade.

 

 

 

                     O crescimento numérico da Igreja obrigou a procura de um espaço maior para dar andamento às atividades e acomodar satisfatoriamente, tanto os membros como os visitantes, que se multiplicavam a cada culto. Portanto, no final do ano de 1999, a liderança elegeu como alvo a compra de um terreno para tal fim.  Neste mesmo ano, foi vendida a propriedade onde a Igreja estava localizada e comprou-se  outra maior, no mesmo bairro.

 

 

 

                     O desafio, a partir daí, era “dar vida ao sonho”: a construção de um novo prédio que comportasse ao menos 500 pessoas.

 

 

 

                   Com a graça de Deus o desafio foi alcançado, pois, em 01 de junho de 2001, foi realizado o 1º culto, já no prédio novo.

 

 

 

                  Alicerçados na Palavra enviada pelo Senhor Deus, que disse através do profeta Jeremias: 

 

 

 

 

“Veio a mim a palavra do Senhor: O que é que vês Jeremias”?

 

 

 

 

 E eu respondi: Vejo uma vara de amendoeira.

 

 

 

Disse-me o Senhor: Viste bem, pois eu velo sobre a minha Palavra, para a cumprir” (Jr. 1:12-13). 

 

 

 

                    Na verdade nada mais era a não ser a Palavra do Senhor se cumprindo, pois em 28 de Abril de 1997, a Comunidade Cristã de Itanhaém recebeu os pastores: Edson e  Rogério, da Igreja Nipo-Brasileira, oriundos da cidade de Suzano – São Paulo.  E um deles, relatou durante esta visita a profecia que o Espírito de Deus revelava para Igreja.  Ele viu que, com muito esforço se construiria dois prédios enormes e também que Deus tiraria em breve uma pessoa muito amada do meio da Sua Igreja.

 

 

 

   E assim aconteceu, pois logo veio a falecer o amado Diácono Benedito Ribeiro. Este episódio, apesar de ter sido logo compreendido por todos, trouxe grande pesar.  Mas o desafio era  realmente  grande, pois os recursos eram escassos. Porém, com perseverança, fé, dedicação e união entre os irmãos, num espaço de mais ou menos  três anos, já tinha se erguido os dois prédios onde a Igreja passou a congregar, embora nem todas  as acomodações  tivessem sido finalizadas. 

 

 

 

   A Deus seja dada toda Honra, Glória, Louvor e Adoração, porque sem a Presença dEle nada disso teria acontecido.  

 

 

 

                    Eu sou grato a Deus em primeiro lugar e também a todas as pessoas que de uma forma direta ou indireta participaram desta obra, colaborando com sua mão-de-obra, de uma forma valente.

 

 

 

 Sou grato também, aquelas pessoas que doaram material de construção. Certamente isso não ficará esquecido na Presença do Nosso Deus.

 

 

 

          Então, para finalizar, tendo como ponto de partida o ano de 1978, hoje,em 2016, a Comunidade Cristã de Itanhaém completa 38 anos de História nesta cidade.

 

 

 

                   Portanto, sejamos gratos ao senhor por tudo o que Ele tem feito por nós e, sobre tudo pelo o que Ele ainda irá fazer. 

 

 

 

                                                           No Amor de Cristo,

 

                    Pr. Luiz Muniz Leite/ Comunidade Cristã de Itanhaém